0

Entenda o objetivo de uma due diligence em operações de M&A

Em um processo de fusão e aquisição (M&A) de uma empresa, diversas questões precisam ser verificadas para que a negociação obtenha sucesso, como aspectos legais, financeiros, operacionais e estratégicos do negócio. A análise deve ser realizada de forma aprofundada, para que o possível comprador consiga verificar a situação da empresa a ser adquirida, potencializando o valor do negócio, e reduzindo eventuais intercorrências que possam surgir após a operação societária.

Diante de sua importância, é vital que seja feito, portanto, o processo de due diligence, que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar de especialistas, trazendo maior segurança a todas as frentes da empresa – jurídica, contábil, estratégia de mercado – , e que as informações obtidas no processo sejam devidamente analisadas.

Após a coleta e organização das informações, que podem ser obtidas através de relatórios, certidões, análises de contratos e atos constitutivos da empresa, são elencados, pela equipe responsável, os riscos de cada ponto analisado e possíveis estratégias de mitigação. Sendo realizado o mapeamento, é apresentado ao cliente um relatório final, para que o comprador tome decisões informadas sobre a transação de fusão ou aquisição estando ciente do cenário atual da empresa.

Confira abaixo alguns pontos que podem constar em uma etapa de due diligence, com foco na atuação de uma equipe jurídica especializada:
– Aspectos Financeiros
– Análise Contratual
– Riscos e Oportunidades
– Questões Regulatórias e Conformidade
– Litígios Pendentes
– Questões relacionadas à Propriedade Intelectual
– Compliance e ESG

Em conclusão, a due diligence jurídica não é apenas formalidade em uma operação de M&A, mas o pilar que sustenta a transparência, confiabilidade e sucesso a longo prazo da operação.

Larissa Del Lhano

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *