A Assessoria Jurídica como Parceira Estratégica de Negócios
A assessoria jurídica estratégica desempenha um papel vital na sustentabilidade dos negócios, fornecendo orientações valiosas sobre questões legais que afetam diretamente as operações e os objetivos da empresa. Entretanto, dentro de um cenário de valorização da atuação ética e legalmente sólida das empresas no mercado, é primordial
que a função do jurídico não se restrinja à verificação do cumprimento das leis e à resolução de litígios.
Nesse contexto, podemos destacar os seguintes atributos de qualidade de uma assessoria jurídica:
1) Conhecimento profundo dos riscos do negócio: na atualidade, os advogados precisam ser verdadeiros parceiros de negócios, compreendendo profundamente o know-how da empresa. Isso envolve entender os processos internos em detalhes, identificando e gerenciando os riscos potenciais e existentes no negócio. Este envolvimento permite que a assessoria antecipe o conhecimento de questões legais que podem impactar diretamente as operações da empresa.
2) Capacidade de subsidiar a tomada de decisões e propor soluções criativas: a adoção da perspectiva legal na tomada de decisões de uma empresa ajuda a prevenir possíveis problemas e a promover uma cultura de conformidade e segurança jurídica. No entanto, para além de identificar possíveis obstáculos legais, cumpre ao jurídico, a partir da compreensão dos objetivos da empresa, identificar caminhos e soluções seguros de serem adotados pelos tomadores de decisão, sempre em compromisso com os resultados almejados.
3) Gerenciamento de riscos: identificar, avaliar e gerenciar riscos legais são responsabilidades cruciais da assessoria jurídica. Para além da atuação convencional, por meio de revisão de contratos e elaboração de consultas, merece destaque uma atuação proativa na predileção de riscos, que perpassa avaliação de litígios em potencial e garantia de ampla conformidade regulatória.
4) Adoção de inovação: a utilização de metodologias ágeis, automação e
ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial, pode agilizar
processos e apoiar iniciativas inovadoras dentro da assessoria jurídica. Essas inovações não apenas melhoram a eficiência, mas também permitem que os advogados se concentrem em questões estratégicas mais complexas, contribuindo para a sustentabilidade e o crescimento do negócio.
Desse modo, a assessoria jurídica estratégica ganha destaque na atualidade quando consegue aliar atributos de verificação de conformidade legal, sem preterir dos objetivos do negócio. Com efeito, o jurídico deve ser um facilitador, contribuindo para o sucesso sustentável do negócio, dentro de parâmetros de segurança jurídica.
Quando bem implementada, as estratégias jurídicas podem transformar desafios em oportunidades, garantindo que a empresa não apenas sobreviva, mas prospere em um ambiente competitivo e regulado.
Dra. Letícia Agostinho Mouro
OAB/MG nº 200.984